segunda-feira, março 26, 2018

PÉROLAS DE BAJONE: - Ilha de Idugo

Na sequência da última divisão administrativa operada em Moçambique, no decurso de 2013, Mocubela evoluiu para um dos novos distritos criados na província da Zambézia, passando a sua área, tal como a do posto administrativo de Bajone, anteriormente afectas à Maganja da Costa, a integrar a unidade distrital emergente.

Bajone transporta o testemunho de um reino de palmares outrora esplendorosos mas, no presente, não só envelhecidos como também mergulhados em persistente e aflitiva inacção, em que apenas a resiliência ao amarelecimento letal suaviza o desencanto.
Entretanto, para refrescar mágoas, da embocadura do Raraga ao estuário do Moniga, onde Pebane já se debruça, torna-se obrigatório deambular pela desafiante orla marítima, sempre generosa a seduzir com belíssimas praias.



Então, lá para os lados de Morroa, com a cumplicidade do Índico, jura-se amores em Tapata, enreda-se a paixão no Gurai sob o aconchego dos coqueirais e, por fim, na ilha de Idugo abençoa-se o requebro na serenidade das marés.



Citações sobre a ilha de Idugo, extraídas da obra LAGAR DA MEMÓRIA, de Manuel Coutinho Nogueira Borges:
Poderia ser, num prospecto turístico, um apelo de viagens de sonho; um daqueles lugares que os nostálgicos de paragens ignoradas procuram a vida inteira; lembrava um atol a rir-se da tecnologia.
Aliviados pela chegada da manhã, levantámos a tenda e perdemo-nos no paraíso de mil almas que vivem da mandioca e de algum caju donde conseguem uma aguardente postiça que lhes amoina as horas. É uma extensão administrativa do Posto de Bajone e, para irem e virem, deslocam-se em almadias, manobradas por remos espalmados em forma de guitarra, cirandando como barquinhos de papel pela correnteza de manhas conhecidas. Respira-se uma atmosfera de comunhão, colorida e sem pecado, a que não falta, sequer, uma rudimentar escola com paredes de bambu e cobertura de macubares num impressionismo tosco.

3 COMENTÁRIO(S):

  1. vive nessa bela terra até aos 11 anos, já tenho poucas recordações pois já passaram mais de 40 anos.
    Mas sinto nostalgia quando vejo e ouço falar da Zambézia. (Bajone-Quelimane).

    ResponderEliminar
  2. Actualmente a Ilha de Idugo - Bajone está a crescer,temos escolas cobertas de palha, frigorífico, centro de saúde e nunca é de mais pedir apoio ao mundo inteiro principalmente para que conhece a dita Ilha de Idugo, o povo de lá chora para que um dia haja expansão da rede eléctrica, estrada com digna que interliga Gurai a Idugo, uma ponte e mais esses são sonhos do povo da ilha de Idugo(Zambézia- Mocubela- Bajone/ Idugo)

    ResponderEliminar
  3. Atualmente na Ilha de Idugo/Bajone resta nos desenvolvimento e crescimento, mas estamos a caminho.Nelly

    ResponderEliminar